Associação Filarmónica União Verridense - Banda Filarmónica

Fundada a 13 de junho de 1808, é muito provavelmente a Filarmónica mais antiga de Portugal, mantendo-se sempre em funcionamento, sem interrupções na sua atividade.

Numa época em que o país atravessava um período bastante crítico, em termos de dificuldades socioeconómicas, um punhado de Verridenses juntou-se para fundar esta Associação que, para além do ensino da música, assegurava também, sobre a forma de montepio, alguma proteção a pessoas mais carenciadas, nomeadamente a viúvas.

Ao longo de toda a sua história esta Associação Filarmónica, tem sido o orgulho dos Verridenses, que em desfiles, concertos e festas populares, sempre mereceu a maior admiração e elogios de todos quanto a apreciam.

O seu primeiro ato oficial, teve lugar na praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, recebendo as tropas inglesas que, comandadas pelo general Wellington, vinham em socorro da milícia portuguesa combater as tropas francesas que, nessa época, invadiam o nosso país.

A aposta e o empenho neste projeto sempre fora elevado, o que se refletia no desenvolvimento social e na qualidade artística, esta última que tem sido reconhecida por autoridades civis, militares e, inclusive, por monarcas.

A 18 de julho de 2008, a AFUV viu novamente reconhecido o seu importante papel no desenvolvimento cultural e social de Verride quando, em Diário da República, foi publicada a atribuição do estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.

A AFUV orgulha-se de pertencer hoje ao restrito clube das bandas bicentenárias, facto que só foi possível com o apoio dos seus amigos e com o esforço dos seus jovens músicos.
Marco histórico de Verride e do concelho de Montemor-o-Velho, o sucesso desta instituição só será possível com o apoio de todos, com o objetivo de colher inúmeros sucessos capazes de prestigiar a sua longa história.

Atualmente, desde julho de 2009, o maestro Augusto Duarte Garcia, dirige os cerca de 40 músicos que, com uma média de idade de cerca de 18 anos, compõem a banda filarmónica da AFUV.