Associação Filarmónica União Verridense - Banda Filarmónica
Maestro Augusto Duarte Garcia

Augusto Duarte dos Santos Garcia, nasceu a 3 de fevereiro de 1962 na localidade de Abrunheira.

Em 1972, entra para a escola de música da Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira.
Aos doze anos de idade ingressa nas fileiras da banda filarmónica como clarinetista.

A 1 de setembro de 1980 ingressa como voluntário na Banda Militar do regimento de Infantaria de Tomar. Quatro meses mais tarde incorpora a Banda Militar Centro, em Coimbra, onde desenvolveu a sua carreira militar até setembro de 2007. Aquando da extinção desta banda militar, foi colocado na Banda Militar do Porto como percussionista, com a patente de 1.º Sargento.

Ao longo da sua carreira tem colaborado com várias Bandas Filarmónicas do país e frequentado diversos cursos de aperfeiçoamento musical, entre eles, em 2007, o II Curso Nacional de Direção de Banda, orientado pelo reconhecido Maestro Holandês Jan Cober e, em 2008, o III, VII, X, XII Cursos Nacionais de Direção de Banda, sob orientação do Maestro Douglas Bostok.

No ano de 1988 é convidado a dirigir a banda filarmónica da Associação Filarmónica União Verridense, funções que desempenhou até 1997. Posteriormente, dirigiu as bandas filarmónicas da Banda de Soure, da Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense e do Grupo Musical Gesteirense.

Em julho de 2009, é-lhe endereçado um convite novamente pela Associação Filarmónica União Verridense, aceitando e assumindo desde então as funções de maestro da sua banda filarmónica e responsável pela Escola de Música, que equivale a cerca de 15 horas semanais, fora ensaios da banda.

Atualmente, o maestro Duarte Garcia conta com mais de 30 anos de carreira, continuando com os seus projetos e a desenvolvê-los com um elevado nível de rigor e dedicação, sempre com muito orgulho.