Associação Filarmónica União Verridense - Banda Filarmónica
Maestro Paulo Silva

Paulo Alexandre Alves da Silva, nasceu a 27 de outubro de 1973, no Luxemburgo.
Rumou a Portugal, tendo iniciado os estudos musicais aos 9 anos, na Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira. Em 1985 ingressou no Conservatório de Música de Coimbra, onde concluiu o Curso Complementar de Trompete na classe do prof. Jaime Barbosa.
Fez parte do Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra, onde realizou vários concertos pelo país e no estrangeiro. Participou em diversos Cursos de Aperfeiçoamento e Master Classes de Trompete no Conservatório de Música de Águeda, a destacar:
- em 1͟9͟9͟8, sob a orientação do Trompetista Italiano Mássimo Spiga;
- em 1͟9͟9͟9, com o Quinteto de Metais Barquisimetal – Venezuela;
- em 2͟0͟0͟0, com o Trompetista Americano Jonh Aigi Hurn.
De 1992 a 1998, foi Músico Militar na Banda da Região Militar do Norte, sediada em Coimbra.
Frequentou em novembro de 1998, o XXVI Curso de Regência de Bandas Filarmónicas, organizado pela fundação INATEL, com orientação dos seguintes professores: Paulo Lameiro, Alberto Roque, Domingues Caeiro, José Brito, Tristão Nogueira.
De 1999 a 2005 lecionou a disciplina de Educação Musical, em escolas dos distritos de Coimbra e Leiria.

No ano de 1996 é convidado a dirigir a banda filarmónica da Associação Filarmónica União Verridense, funções que desempenhou até 2006. Posteriormente, dirigiu as filarmónicas da Sociedade Musical Recreativa de Alqueidão (2000 a 2007) e Sociedade Instrução e Recreio de Lares (2006 a 2023).

Em 2006 realizou uma formação de Técnico-Reparador de Instrumentos de sopro na prestigiada fábrica BUFFET-CRAMPON, em Paris.
Frequentou o Curso de Direção, orientado pelo Maestro José Ignacío Petit, que decorreu, em parceria, no Conservatório de Música de Fornos e a empresa Cardoso & Conceição em janeiro de 2007.
Obteve formação no âmbito da expressão musical, através da Foco Musical, para as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico durante o ano letivo de 2007/2008.
Participou no Workshop dedicado à orquestração sob a orientação do compositor e maestro Jan Van der Roost, realizado na empresa Cardoso & Conceição, em de julho de 2008.
Frequentou o Curso de Direção de Orquestras de Sopro no Orfeão da Foz do Douro certificado pela Associeted Board of the Royal Schools of Music (ABRSM), orientado pelo compositor Afonso Alves, onde concluiu a Licentiate of the Royal Schools of Music.
É atualmente professor de Expressão Musical no Jardim de Infância do Paião e no Agrupamento de Escolas Figueira Mar. Paralelamente é Técnico-Reparador de Instrumentos de Sopro.

Em janeiro de 2024, ganha o concurso para maestro da Associação Filarmónica União Verridense, aceitando e assumindo desde então a Direção Artística, como maestro da banda filarmónica e responsável pela Escola de Música, o que equivale a cerca de 15 horas semanais, fora ensaios da banda.

Atualmente, o maestro Paulo Silva conta com mais de 25 anos de carreira, continuando a desenvolver os seus projetos com um elevado nível de rigor e dedicação, sempre com muito orgulho.